111904504_1GG

 

 

Em janeiro de 1979 o xá Reza Pahlavi, o então monarca do Irã, após dois anos enfrentando protestos populares, fugira do país. Era o início da Revolução Iraniana. Em fevereiro, os restos da última monarquia persa cairiam e, após um referendo, a república teocrática do Irã nasceria sob o comando do Aiatolá Khomeini.

Os Estados Unidos foram o principal país a condenar a deposição do xá, um de seus principais aliados na região. Em protesto contra o que sentiam ser crescentes tentativas do governo norte-americano de promover uma contrarrevolução, fanáticos iranianos, no dia 4 de outubro de 1979, invadiram a embaixada dos EUA em Teerã tomando 52 reféns, em uma crise diplomática que duraria 444 dias!

Esse é o pano de fundo para o evento descrito em Argo. Um evento REAL, mas conhecido por pouca gente: a fuga de seis diplomatas americanos executada pela CIA, profissionais de efeitos especiais de Hollywood e com o auxílio do Canadá!

Agora que os papeis referentes à operação foram publicados, Antonio Mendez, que PARTICIPOU dela, resolveu escrever um livro relatando tudo que aconteceu!

Argo, que virou filme com bem Affleck, é um INCRÍVEL relato de como a espionagem funciona no mundo REAL. Bem escrito, nunca perde o fôlego e, mesmo sendo um livro de não-ficção, cria uma TENSÃO OF DOOM na narração dos eventos.

EXCELENTE e muito recomendado pra quem APRECIA espionagem e INTRIGAS INTERNACIONAIS.

UPDATE: Ganhou o Oscar de melhor filme!

 

Compre o livro por R$6,76!

 

De nada

Dicas do Sicko – Argo

Categoria: DestaqueDicas do Sicko
9

9 comentários

  • Na verdade, a operação foi feita pelo Canadá com o auxílio da CIA.

  • Argo = Rambo II.

    Sem mais.

  • Pior filme a ganhar um oscar de todos os tempos.
    So não é pior que Capitão Phillips e a Hora mais escura.

  • Ah, num tá mais 6,76, o preço subiu para 16,90… por esse preço vou levar outro que eu quero há mais tempo!

Deixe uma resposta